quarta-feira, 24 de junho de 2015

quarta-feira, 24 de junho de 2015
3237339786739711645
Festa Junina pelo mundo
http://www.ulige.com.br/2015/06/festa-junina-pelo-mundo.html
Pula a fogueira, iaiá; pula a fogueira, ioiô ♫ Conheça um pouco mais das festas juninas pelo mundo
Pula a fogueira, iaiá; pula a fogueira, ioiô ♫

Chegou a época das festinhas de fins de semana cheias de comidas e bebidas típicas. O mês é junho e a festa é junina! \o\ (mas sabemos que tem as "julinas" e "agostinas" também :D)
Aqui no Brasil, cada região comemora do seu jeito e tem sua comidinha, mas acredito que o país todo dance quadrilha e tome vinho quente. E no mundo? Como será que é? Vou contar um pouco como é a festa junina lá nos países europeus.





Na França, a "Fête de Saint-Jean", ou em português "Festa de São João", é cheia de queijo e vinho como em toda boa festa francesa, tem uma fogueira bem grande acesa, que leva o nome de "chavande", para homenagear o Santo. Foi da França que veio a dança quadrilha ou, como eles dizem, "quadrille".





Na Ucrânia, o "Ivan Kupala" é um festival que dura treze dias (do dia 24/06 ao dia 06/07) cheio de cerimônias envolvendo fogo, água, fertilidade e purificação; foi de lá que surgiu o "pula a fogueira", impossível de se fazer na França, por exemplo. As mulheres usam guirlandas durante as festas e ao final jogam as flores nos rios para ter uma visão de seu futuro marido, já os homens as pegam para atrair a atenção de alguma donzela.





"Jaanipäev"
é o nome da festa na Estônia, ela marca o final da primavera e o início do verão, comemorando o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte. As famílias usam roupas típicas e se reúnem para cantar e dançar, além de acender fogueiras, pois, de acordo com a crença, não acender uma fogueira é um convite para sua casa pegar fogo.






A festa da Suécia, "Midsommarafton", é uma das mais famosas do mundo e, sim, é mais importante que o Natal e mais comemorada também!
Lá eles vão para suas casas no interior, vestem suas roupas típicas de 20 a 26 de julho (sim, lá a festa acaba sendo julina) e ficam em volta do majstången (uma espécie de mastro coberto por folhas e flores) para dançar e cantar. Os pratos da festa consistem em peixe, batata, creme azedo, cebola roxa e, para a sobremesa, os primeiros morangos do verão (pois a festa é para celebrar a chegada dessa estação). A festa também é conhecida por ser "mágica" para os apaixonados, já que as mulheres coletam sete flores e colocam embaixo de seu travesseiro para sonhar com seu futuro marido.





E aí, qual vai ser a escolha da festa junina do ano que vem? O bom é que lá pela Europa além de festejar dá para aproveitar o verão delicioso deles. ;)



https://www.blogger.com/profile/14657032355176316743
ulige
2015-06-24T13:40:00-03:00
Festa Festa Junina Fogueira França Maiara Monteiro Suecia Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário