quinta-feira, 11 de junho de 2015

quinta-feira, 11 de junho de 2015
3598765253815188645
Ulige Entrevista: Ulisses Tavares
http://www.ulige.com.br/2015/06/ulige-entrevista-ulisses-tavares.html
É apaixonado por livros? Então leia a entrevista com o escritor Ulisses Tavares


Hoje estreia nosso novo quadro, o ‘Ulige Entrevista’. E, para inaugurá-lo, entrevistamos o poeta e escritor Ulisses Tavares.




Ulisses tem mais de 128 livros publicados em todos os gêneros e assuntos e mais de 20 milhões de exemplares vendidos. Entre os sucessos estão as obras infantojuvenis “Aos poucos fico louco” (Editora Scipione), “Caindo na real” (Editora Moderna) e o aclamado livro de poesias para jovens “Viva a Poesia Viva” (Editora Saraiva).

Além de escritor, Ulisses ainda contempla diversas profissões/atividades simultâneas e/ou alternadas dependendo da fase: professor; criativo publicitário; jornalista; dramaturgo; compositor; defensor dos animais; e poeta desde que nasceu.  


 Ulige: Como é viver de poesia no Brasil atualmente?

Ulisses: É igual a vida de um cidadão honesto, um sufoco só, sempre na pindaíba. Poesia só dá camisa para quem a veste com outras artes, como a música, por exemplo. Poesia não é ofício, é vício. Se for pra ganhar dinheiro, melhor rodar a bolsinha em outra praia.


Ulige: Quais suas influências literárias? E quais autores você gosta e recomenda?

Ulisses: A primeira pergunta é fácil, aqueles que li na infância: Monteiro Lobato, Machado de Assis, Graciliano Ramos e todos os autores de histórias em quadrinhos. Já a segunda pergunta, daria uma lista interminável, pois são, literalmente, milhares. Mas, sem erro e na lata: os beeeemmmm antigos, como Ésquilo, Sêneca, Cícero, Camões, Homero etc.


Ulige: Você viaja para diversos países divulgando a poesia brasileira. Na sua percepção, qual a diferença entre estes países e o Brasil em relação ao incentivo à leitura?

Ulisses: A diferença são apenas três: educação, educação e educação. Sem letramento não há leitura, simples e complexo assim. Como é que o estudante vai gostar de ler sem saber ler? Nas escolas brasileiras de hoje, se aprende como se divertir com festas, sexo e drogas, nunca com livros. As exceções confirmam a regra. Não precisamos de políticas de incentivo à leitura, mas de incentivo ao estudo. Tem como estudar sem ler?


Ulige: Na sua opinião, a era digital contribui para a difusão da literatura?

Ulisses: Sim. Apenas não se sabe o efeito.


Ulige: Você acredita que há relação entre a atual queda nas vendas de livros impressos e a popularização de e-books?

Ulisses: Quase nenhuma. Afinal, o conteúdo é sempre o mesmo, apenas muda-se de uma plataforma consagrada, o papel, para outra mais moderninha. E o leitor não muda nunca: se ele gosta de ler, vai ler até em pergaminhos ou placas de barro. Minha percepção é que o buraco está bem mais embaixo, uma revolução nunca vista na história. E, afinal, a boa literatura, ontem como hoje, independe se vende bem ou vende mal. Fernando Pessoa e Proust foram fracassos de vendas, pensem nisso. Hoje o livro, em papel ou telinha, desempenha uma pontinha do iceberg do consumo de arte. Na próxima encarnação, quero ser funqueiro, rs.


Ulige: Você tem algum livro publicado em formato digital?

Ulisses: Livro inteiro não, mas poemas, contos, artigos diversos, trechos e capítulos, toneladas. Nada contra nem a favor. Surfo e me afogo no momento, no tempo de ondas rasas. Atualmente, escrever filmes e letras de música me dá mais tesão.


Ulige: Qual é sua dica para quem está começando hoje a se aventurar no mundo da literatura?

Ulisses: Leia o que quiser, como quiser, mas não siga o que os modismos lhe indicam. E, se pensa em ser escritor, concentre-se nas pedras do caminho, as letrinhas. Elas que, juntas em palavras e as palavras em frases e as frases em sentidos, pavimentarão sua estrada. Como pesquisador amador de neurociência, minha dica é prestar mais atenção em ler, ler muito. Depois seu cérebro estará apto a entender o que seja literatura de verdade quando se deparar com uma. Certamente, literatura não está no “livrorosto” [Facebook], fique esperto.



Ulisses tem um jornal literário bem legal, em que conta sobre suas obras e sobre sua vida literária. Quer receber um exemplar? Envie um e-mail para poetaulisses@terra.com.br.

Para saber mais sobre o poeta, acesse: www.ulissestavares.com.br.  

Texto Revisado por Discursiva
https://www.blogger.com/profile/14657032355176316743
ulige
2015-06-11T14:00:00-03:00
Entretenimento Escritor Literatura Ulige Entrevista Ulisses Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário