segunda-feira, 26 de setembro de 2016

segunda-feira, 26 de setembro de 2016
3911484826260763851
Holi e a chegada da primavera
http://www.ulige.com.br/2016/09/holi-e-chegada-da-primavera.html

A melhor forma de comemorar a chegada da estação mais colorida do ano
Neste mês começa no Brasil a estação mais colorida do ano, a primavera, e infelizmente não temos nenhuma festa tradicional que comemore sua chegada, ao contrário da Índia, que tem uma das festas mais famosas do mundo: a Holi (que acabamos copiando em alguns festivais). Mas você sabe o que significa aquele monte de pó colorido voando pra lá e pra cá?


Muitos dizem que o festival se originou a partir do pedido do vaidoso rei Hiranyakashyap, que pediu que sua irmã Holika (que tinha o poder de não se queimar) entrasse na fogueira com seu filho Prahlad porque este não o adorava como deveria. Mas o que Holika não sabia era que ao entrar em uma fogueira com outra pessoa seu poder seria anulado, e Prahlad acabou sendo poupado enquanto Holika morreu queimada (também dizem que como ela estava o usando para o mal ele se voltou contra ela).
Por essa lenda, em todo começo de festival uma fogueira é acesa para representar a morte de Holika, e no segundo dia os pós são jogados para mostrar o triunfo do bem sobre o mal com a alegria nas ruas.



No início, os pós eram medicinais, com o tempo começaram a usar elementos sintéticos para chegar às cores desejadas, mas desde o começo algumas cores têm seus significados já estabelecidos, como o amarelo, que evoca piedade, o laranja, que representa otimismo, o azul, que simboliza a calma, o vermelho, que é usado para o amor e a pureza, e o verde, para a vitalidade.


Além dos pós coloridos, em alguns locais na Índia também são usados balões com água, flores coloridas e doces são distribuídos.


O festival Holi acontece entre fevereiro e março, quando ocorre a primavera na Índia.

https://www.blogger.com/profile/14657032355176316743
ulige
2016-09-26T13:30:00-03:00
Curiosidade Maiara Monteiro Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário