segunda-feira, 17 de julho de 2017

segunda-feira, 17 de julho de 2017
3139057868820932854
As palavras de Ferreira Gullar
http://www.ulige.com.br/2017/07/as-palavras-de-ferreira-gullar.html

Com a palavra um do grandes nomes da poesia brasileira

Considerado um dos grandes nomes da poesia brasileira, Ferreira Gullar nasceu em São Luís, no Maranhão, no dia 10 de setembro de 1930. 

Com o nome de batismo sendo José Ribamar Ferreira, Gullar nos faz entender a história por trás do seu pseudônimo: "Gullar é um dos sobrenomes de minha mãe, o nome dela é Alzira Ribeiro Goulart, e Ferreira é o sobrenome da família, eu então me chamo José Ribamar Ferreira; mas como todo mundo no Maranhão é Ribamar, eu decidi mudar meu nome e fiz isso, usei o Ferreira que é do meu pai e o Gullar que é de minha mãe, só que eu mudei a grafia porque o Gullar de minha mãe é o Goulart francês; é um nome inventado, como a vida é inventada eu inventei o meu nome". 

Após deixar o seu registro em diversas áreas, como crítico de arte, tradutor, locutor de rádio, escritor, entre outros, Ferreira faleceu em 4 de dezembro de 2016. Para os admiradores do seu trabalho, restaram apenas suas palavras. Confira abaixo algumas opiniões do escritor sobre temas diversos, como a esquizofrenia, doença que atingiu dois filhos de Gullar, política, arte e morte. 

Esquizofrenia 

Terapia ocupacional não cura esquizofrenia, aliás, nada cura esquizofrenia. Até hoje é uma doença sem cura. Vai ter cura, mas por hora não tem. O remédio permite a pessoa ter um equilíbrio. Existe uma política que o governo adotou, chamada “psiquiatria democrática", que é um absurdo. Impede a internação. Eles acabaram com mais de quatro mil leitos. Por que chama “psiquiatria democrática"? Porque não interna. Mas é uma bobagem, ideológica, cretina, que não tem nada a ver com essa doença real. Eu, que lidei com essa doença, sei muito bem que não tem nada disso. Quando uma médica veio com essa conversa, perguntei: “É a sociedade que adoece o doente mental? A doença mental não existe? É a sociedade que faz ficar doente? O fígado adoece e o cérebro não adoece? Por quê? É o único órgão divino?" 

Política 

A luta dos trabalhadores, o movimento sindical, a tomada de consciência dos direitos, tudo isso fez melhorar a relação capital-trabalho. O que está errado é achar, como Marx diz, que quem produza riqueza é o trabalhador e o capitalista só o explora. É bobagem. Sem a empresa, não existe riqueza. Um depende do outro. O empresário é um intelectual que, em vez de escrever poesias, monta empresas. É um criador, um indivíduo que faz coisas novas. A visão de que só um lado produz riqueza e o outro só explora é radical, sectária, primária. A partir dessa miopia, tudo o mais deu errado para o campo socialista. Mas é um equívoco concluir que a derrocada do socialismo seja a prova de que o capitalismo é inteiramente bom. O capitalismo é a expressão do egoísmo, da voracidade humana, da ganância. O ser humano é isso, com raras exceções. 

Arte 

A arte é feita para mudar a realidade. A arte inventa, ela não revela realidade. É uma questão de necessidade. Se você ler o Saramago, vai entender que aquele cara tinha necessidade de escrever aquilo. A vida dele era aquilo. Ele não estava brincando, não estava de farra. Ele precisava extrair de alguma coisa palavras, frases e imagens que inventem um mundo do qual ele necessitasse. Certa vez, um artista espanhol me mostrou umas fotografias de uma exposição que ele tinha realizado em Madri. Eram imagens de raízes de árvores enormes que foram tiradas da terra. Eu perguntei: o que você fez com essas raízes? Ele as tinha jogado fora. Você imagina se o Rodin vai jogar fora as esculturas dele? Entendeu? Isso fica entre a vigarice, a esperteza e a burrice. 

Morte 

Uma coisa é você saber, como todo mundo sabe, eu tinha 15 anos: “Eu vou morrer, né? Todo mundo morre". A consciência de que você é perecível, mortal. Isso é uma coisa. Outra coisa é a morte real, perder um filho. Não é teoria, o conceito de que se morre. Não. É perder seu filho. É diferente. Perder um amigo querido. É pesado, difícil. Mas a vida é isso. 



https://www.blogger.com/profile/14657032355176316743
ulige
2017-07-17T13:30:00-03:00
Clique Cultural Ferreira Gullar Literatura Poesia Poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário